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    CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular emúsica. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizadapor golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além decabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade.Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar osinstrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira,embora tenham origem e significados diferentes.

Significado da capoeira em tupi guarani: Mato ralo ou Mato que foi cortado

História


capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escravaafricana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) donordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa.Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.  

No Brasil : 

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteçãocontra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticasviolentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.  

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravosutilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assima capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência culturale física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório paraos escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho ea manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos,chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma práticaviolenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavamesta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para oentão presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou emesporte nacional brasileiro.

Capoeira Regional

Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba,exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia decapoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suashabilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiênciacomo arte marcial. Dessa forma, Bimba, com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, enxugou acapoeira, tornando-a mais eficiente para o combate e inseriu alguns movimentos de outras artesmarciais, como o batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos detreinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era proibida pelo códigoPenal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana


Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria daEducação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando aensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias. Finalmente, em 1940, acapoeira saiu do código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então,um longo processo de desmarginalização da capoeira.

Em pouco tempo a notoriedade da capoeira de Bimba demonstrou ser um incômodo aoscapoeiristas tradicionais, que perdiam espaço e continuavam a ser malvistos.

Capoeira Angola:

Esta situação desigual começou a mudar com a inauguração do Centro Esportivo de Capoeira Angola,em 1941, por mestre Pastinha. Localizado no Pelourinho, em Salvador, o centro atraía diversoscapoeiristas que preferiam manter a capoeira em sua forma mais original possível. Em breve, anotoriedade do centro cunhou em definitivo o termo "capoeira angola" como nome do estilotradicional de capoeira. O termo não era novo, sendo, já na época do império, a prática da capoeiraapelidada, em alguns locais, de "brincar de angola" e diversos outros mestres que não seguiam alinha de Pastinha acabaram adotando-o.

 

capoeira contemporâneo:

 

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical deacompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principaiscaracterísticas deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) emuita malícia. O estilo regional, criado por Mestre Bimba, caracteriza-se pela mistura da malícia dacapoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos esecos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo,que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado naatualidade. Porém é importante ressaltar que capoeira é uma só, a Capoeira de Angola, considerada amãe dos outros estilos e mais próxima da capoeira jogada pelos escravos africanos.


Atualmente:

 

Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeiraexportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos oscontinentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente,capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhorse envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a daraulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira,geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.

 

O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado.A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentesem um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigável.Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão,a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro.Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

 

Roda de capoeira

 

A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada,tocada e cantada. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristaspossam aplicar o que aprenderam durante o treinamento. Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeiracantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau ou quando algum outrocapoeirista da roda "compra o jogo", ou seja, entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.

 

Em geral, o objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute ou destruir o oponente. O maior objetivo docapoeirista ao entrar em uma roda é a queda, ou seja, derrubar o oponente sem ser golpeado,preferencialmente com uma rasteira. Na maioria das vezes, entre o jogo de um capoeirista maisexperiente e um novato, o capoeirista experiente prefere mostrar sua superioridade "marcando"o golpe no oponente, ou seja, freando o golpe um instante antes de completá-lo. Entre dois capoeiristas experientes, o jogo poderá ser muito mais agressivo e as consequências mais graves.

 

A ginga é o movimento básico da capoeira, mas além da ginga, também são muito comuns os chutesem rotação, rasteiras, floreios (como o aú ou a bananeira), golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas,acrobacias (como o salto mortal), giros apoiados nas mãos ou na cabeça e movimentos de grandeelasticidade.  

Golpes e movimentos:

A capoeira usa primariamente os pés como ataque. Golpes podem ser diretos, como no caso do Martelo,ou giratórios, como no caso da Meia-lua de compasso. A rasteira é de suma importância, considerada pormuitos como a melhor arma disponível para o capoeirista. Desenvolvida para o combate em desvantagem,o ataque do capoeirista deve ser aplicado no momento oportuno e de forma definitiva.

A defesa usa o princípio da não resistência, isto é, evitar um golpe com uma esquiva em vez de apará-lo.Esquivas podem ser executadas tanto em pé quanto com os apoios das mãos no chão. No caso deimpossibilidade da esquiva, o capoeirista se defende aparando ou desviando o golpe com as mãos ouaspernas, A ginga é importantíssima para a defesa e para o ataque do capoeirista, tornando o capoeiristaimprevisível durante o ataque e dificultando um possível contra-ataque, além de evitar que ocapoeirista se torne um alvo fixo, Completam a técnica as cabeçadas, floreios (acrobacias no solo),tesouras, cotoveladas,  Armada, Queixada, Ponteira, Bênção, Palma, Joelhada, Meia-lua de Frente,Arrastão,Banda de Costa, Banda de dentro e outros.  

Toques do Berimbau

O toque de capoeira é o ritmo tocado pelos berimbaus, seguidos pelos demais instrumentos. Podemser executados desde bem lentamente (como no toque de Angola), induzindo a um jogo maislento e estratégico e até bastante acelerados (como em São Bento Grande), induzindo a um jogorápido, ágil e acrobático. Podem também ter outros significados que vão além do jogo ou comandaruma roda restrita,como o toque de Iúna.

Em uma roda de capoeira, a forma mais usual é iniciar com o toque de Angola e subir o ritmogradualmente, encerrando com o toque São Bento Grande em alta velocidade. Contudo não existemregras, uma roda pode manter sempre o mesmo toque ou mesmo inverter, começando de modoacelerado e terminando de modo lento.

 

É comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.​​​

 

1. Atende a todos os públicos e faixas etárias, 2. Ajuda a liberar o estresse, 3. Trabalha todo o corpo 4. Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético 5. Promove maior flexibilidade, 6. Promove maior coordenação,7. Estimula a velocidade, 8. Estimula a autoconfiança, 9. Define o corpo, 10. Evidencia o valor da defesa (e não do ataque), 11. Estimula o respeito pelo próximo, 12. Amplia o conhecimento, 13. Desestimula a timidez.  

 

 

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Mestre Bimba

Mestre Pastinha
Mulheres na capoeira
Batizado
Regional
Toque do berimbau
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